Awards

AWARDSDIPLOMAS, UNIVERSITY DIGNITIES AND SCIENTIFIC AND CULTURAL AWARDS

V-1.1. Pareceres Elogiosos da CERT (Comissão Especial de Regimes de Trabalho)

Parecer CERT nº 2974/2011 – a reunião da CERT aprovou o relatório das atividades desenvolvidas no RDIDP, tendo se manifestado favoravelmente ao credenciamento do docente para as atividades indicadas no oficio circular CERT no. 01/03, no período de 22/04/12 a 22/04/14. O professor Marcos Fava Neves recebeu comentário elogioso por seu trabalho: “O credenciamento é aprovado com destaque à reconhecida competência profissional e acadêmica do docente.”

Parecer CERT nº 878/2006 – a reunião aprovou o relatório das atividades desenvolvidas no RDIDP, tendo se manifestado favoravelmente ao credenciamento do docente para as atividades indicadas no oficio circular CERT no. 01/03, no período de 22/04/06 a 22/04/08.

Parecer CERT nº 810/2004 – a reunião aprovou o relatório das atividades desenvolvidas no RDIDP, tendo se manifestado favoravelmente ao credenciamento do docente para as atividades indicadas no oficio circular CERT no 01/03 no período de 22/4/2004 a 22/4/2006.

Parecer CERT nº 1153/2002 – a reunião aprovou o relatório das atividades desenvolvidas no RDIDP, dando por concluído o estágio de experimentação do docente no regime. O relatório afirma também “que o professor tem ótimo nível de inserção institucional e excelente perfil acadêmico com várias publicações internacionais e nacionais, auxílio à pesquisa (caso raro em sua área) e muitas orientações na graduação e pós-graduação, durante o período de 1996-2002”.

Parecer CERT nº 417/2001 – a reunião aprovou o relatório bienal apresentado. Afirmou que o docente possui bom desempenho nas atividades de ensino e pesquisa. Bom perfil de publicações, inclusive com artigos em anais de conferências internacionais e em periódicos de circulação internacional.

Parecer CERT nº 12184/2000 – o parecer ressalta que o professor foi um “excelente pesquisador, tendo publicado artigos no Brasil e participado de Congressos internacionais com trabalhos de alto nível. Publicou inclusive artigo em prestigiosa e indexada revista européia. Desenvolveu atividades de ensino com bastante ênfase, além de ter ocupado funções administrativas na USP. Seu trabalho de formação de discípulos é bastante relevante e suas inúmeras participações em bancas mostram prestígio e reconhecimento da comunidade acadêmica”.[/cz_title]

V-1.2. Convites Especiais em Pesquisas e Eventos

Prof. Marcos Fava Neves foi convidado pelo Prefeito Eleito de Ribeirão Preto, Deputado Federal Duarte Nogueira, a integrar a equipe de transição entre as gestões de 2012/2016 e 2017/2020 na Prefeitura Municipal. Foram quase dois meses de trabalho (novembro e dezembro de 2016) na elaboração de um plano estratégico para Ribeirão Preto. Este trabalho foi importante por ser um retorno da Universidade à sociedade e permitir aprendizado de diversas áreas da administração municipal.

Convidado para fazer a Palestra Magna de Abertura do tradicional Congresso Paulista de Agronomia, que está em sua XII Edição. Em Itapetininga, (SP), 20 de Setembro de 2016.

Convidado para fazer a palestra magna do “Dia do Agricultor”, evento promovido anualmente pelo Sindicato Rural de Jaboticabal desde 1980, tendo recebido homenagem pelos serviços prestados à agricultura brasileira. Em Jaboticabal, 28/07/16.

Prof. Marcos Fava Neves foi convidado pela CNH Industrial, proprietária da FIAT, a fazer parte e participar do Comitê de Jurados que decidiu pelas melhores matérias de jornalismo econômico do ano de 2014, para que os jornalistas autores fossem agraciados com os prêmios no 22o. Concurso CNH Industrial de Jornalismo Econômico”.

Participou como Co-Chair do IAMA 2012 – 22nd Annual World Forim and Symposium – The Road to 2020: “The China Factor”. O professor Marcos Fava Neves participou como Co-Chair do IAMA 2012 – 22nd Annual World Forim and Symposium – The Road to 2020: “The China Factor” juntamente com a Profa. Mary Shelman da Harvard Business School. O evento foi realizado no Le Royal Méridien Hotel, Shangai China durante os dias 09 a 14 de junho de 2012.

Convidado para participar da reunião de Audiência Pública, “Para Discutir os Impactos e Desdobramentos do Novo Código Florestal Brasileiro, Aprovado pela Câmara dos Deputados”. O convite foi enviado pelo Exmo Deputado Raimundo Gomes de Matos, Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rual da Câmara dos Deputados. Essa reunião tem a finalidade de esclarecer os pontos polêmicos e evitar afirmações improcedentes e distorcidas sobre o texto aprovado do Novo Código Florestal Brasileiro. A reunião também teve a participação do Deputado Paulo Piau – Relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados; Dr. João Paulo Capobianco – ex-Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente; e o comentário dos Deputados e Ex-Ministros: Reinhold Stephanes e José Sarney Filho. A audiência pública foi realizada no dia 16 de maio de 2012, quarta-feira, às 9h30, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados.  O convite foi enviado no dia 09 de maio de 2012.

Convidado para participar do Comitê Técnico Consultivo para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada. O convite foi enviado pelo Exmo Ministro de Estado da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho. Este Comitê terá a finalidade de discutir temas relevantes que trarão subsídios para a Política Nacional de Irrigação e para o planejamento estratégico e atuação da Secretaria Nacional de Irrigação. O convite foi enviado no dia 02 de setembro de 2011.

Convidado para participar do Ato de Lançamento da Frente Parlamentar da Citricultura – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O convite foi enviado pelo Exmo Deputado Estadual Edinho Silva; o objetivo da Frente Parlamentar da Citricultura é elaborar o Plano Estadual da Citricultura e entregar ao Governo do Estado de São Paulo a proposta da Assembléia Legislativa que propõe a elaboração de uma agenda estratégica para a citricultura paulista. O Prof. Neves recebeu convite para apresentar o trabalho O Retrato da Citricultura Brasileira, no dia 16 de agosto de 2011, Evento realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Auditório Franco Montoro.

Convidado para participar do Seminário Internacional “How to Feed our World e 125 Aniversário da Wageningen Alumni Network. Convidado para debater a temática de como alimentar o mundo em painel com a presença do Excelentíssimo Sr. Kees Pieter Rade (Embaixador dos Países Baixos) e do Excelentíssimo Sr. Roberto Rodrigues (Ex-Ministro da Agricultura), no dia 24 de Março de 2011. Evento realizado no Campus da Esalq/USP, Piracicaba, SP.

O Professor Marcos Fava Neves recebeu carta em 15/10/2010 da ABAG/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, com o seguinte conteúdo :”Considerando sua vasta experiência no setor, convidamos VSa para compor a referida Comissão, que elegerá os vencedores do III Prêmio ABAG/RP de Jornalismo, no próximo dia 01 de dezembro (quarta-feira), às 10 horas, na sede da ABAG/RP (Av. Presidente Vargas, 2001, sala 87)”

Celebração da Licença de uso de Obra entre o autor Marcos Fava Neves e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa . O Prof. Neves, designado Autor, firmou a Licença de uso de Obra (artigo), institulado “NEVES, M.F.; CONEJERO, M.A. Sistema Agroindustrial da Cana: Cenários e Agenda Estratégica./Economia Aplicada/, Ribeirão Preto, v.11, n.4, p. 587-604, 2007”, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por intermédio de sua Unidade denominada Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura – CNPTIA. A licença foi firmada no dia 3 de Dezembro de 2009 entre o Prof. Marcos Fava Neves e o Chefe-Geral da Embrapa Informática Agropecuária, Kleber Xavier Sampaio de Souza.

Membro da 20ª edição do comitê organizador do 20º Congresso Mundial de Agribusiness. O Prof. Neves recebeu carta de agradecimento da International Food and Agribusiness Management Association por ter sido membro organizador da 20ª edição do IAMA Annual Conference Program Planning Committee, em 2010. A conferência aconteceu de 19 a 23 de Junho de 2010, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. O tema da conferência foi: “Future Agendas: Issues and Strategies for Navigationg in a New Era”. A carta de agradecimento menciona a excelência da execução do programa, pois os participantes ficaram impressionados com a qualidade e profundidade do programa e disseram que este foi o melhor Fórum dos últimos 20 anos. A carta foi enviada por e-mail pelo Sr. Mike Boehlje, no dia 28 de Junho de 2010.

Conquistou bolsa pública da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Conquistou bolsa publica do Comitê Executivo de Fomento as Iniciativas de Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, para pagamento por 11 meses, de 1 bolsa de iniciação científica a para o projeto “Índice de Confiança do Setor Sucro-Alcooleiro”, de maio a dezembro de 2010.

Convite para fazer parte do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Marketing – RBMkt. Convidado pela Revista Brasileira de Marketing – RBMkt a fazer parte do conselho editorial. O convite foi formalizado pelos Professores Doutorrs. Osvaldo Elias Farah e Antonio Carlos Giuliani, no dia 10 de Março de 2010.

Convite para ser Professor Internacional do College of Economics and Management (CEM) of China Agricultural University (CAU). Foi convidado pelo CEM CAU a ser, pelos próximos 4 anos, Professor Internacional. Esse relacionamento entre o Prof. Neves e a Universidade teve início em 1 de Outubro de 2009 e terminará em 30 de Setembro de 2013, havendo possibilidade de ser renovado. O Prof. Neves será responsável por ministrar aulas para Mestrandos e Doutorandos, planejar aulas em pequenos cursos que serão oferecidos a esses estudantes e, ainda, participar de Conferências organizadas pela Universidade através de palestras que irá elaborar para o evento. O convite foi enviado pelo Prof. Dr. Guo Pei, no dia 30 de Setembro de 2009. ENCERRADO no início de 2011.

Convite para visitar College of Economics and Management, China Agricultural University. China Agricultural University localizada em Beijing, durante o dia 7 de Julho. O Prof. Neves também foi convidado a ministrar duas palestras aos membros e estudantes Ph.D da Universidade. As apresentações foram intituladas “Using Research Group for Scientific Development” e “The Future of Food Production: An Agenda”. Também propuseram “[…]arrange a discussion at the college head level to dig further cooperation possibilities with your research group.” O convite foi enviado pelo Professor Xian Xin, no dia 29 de Junho de 2009.

Convite para participar da 20ª edição do comitê organizador do 20º Congresso Mundial de Agribusiness. Jerry Siebert enviou convite ao Prof. Neves para ser membro da 20ª edição do IAMA Annual Conference Program Planning Committee, em 2010. A conferência acontecerá de 19 a 23 de Junho de 2010, na cidade de Boston.O tema da conferência será: “Future Agendas: Issues and Strategies for Navigationg in a New Era”. O convite foi feito por email, no dia 2 de Junho de 2009.

Convite para ministrar as palestras inaugurais no curso de MBA em Agronegócios da ESALQ. O Prof. Neves foi convidado a apresentar duas palestras intituladas “Cenários – Cana-de-Açúcar” e “Planejamento Estratégico de Empresas”, nos dias 27 de Fevereiro e 06 de Março de 2009, respectivamente. As duas aulas foram dadas para o curso de MBA em Agronegócios da ESALQ/USP, em Piracicaba-SP.

Convite para passar duas semanas na Universidade de Purdue, nos EUA. O Prof Marcos Fava Neves discutiu projetos com alunos da pós-graduação, deu aulas para estudantes de graduação e pós graduação, e fez reuniões com 8 professores do Departamento de Economia e Administração, trocando artigos, discutindo projetos e idéias de pesquisas futuras durante os dias 14 a 23 de abril de 2009. Sua viagem e estadia foram financiadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O Prof Neves conseguiu a abertura de Purdue para que os professores da FEA-RP possam ficar 6 meses como professores visitantes nos EUA. O Prof. também foi convidado a organizar uma viagem dos estudantes de pós-graduação de Purdue ao Brasil em janeiro de 2010.

Convite de participação na Comissão Organizadora do 153º Aniversário de Ribeirão Preto. O Prof. Neves foi convidado a organizar o “Seminário Pensa Ribeirão Preto”, uma das atrações da comemoração do 153º Aniversário de Ribeirão Preto. Os membros dessa comissão foram divulgados no Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto, no dia 9 de abril de 2009. Neste evento, mostrou um esboço de Plano Estratégico para Ribeirão Preto, na presença da Prefeita Municipal e seus Secretários.

Convite de participação no evento Agribusiness Seminar, da Harvard Business School. O Prof. Neves recebeu convite da Harvard Business School para participar do Agribusiness Seminar, que acontecerá nos dias 11 a 14 de janeiro de 2009. Carta enviada por Mary L. Shelman, diretora do Agribusiness Program, no dia 21 de agosto de 2008.

Convite de palestra da Renk AG – A Renk AG convidou o Prof. Neves para ir à Alemanha apresentar uma palestra sobre a formação de alianças estratégicas na indústria de biocombustíveis (Tema: Integration in Equity Participation) em Augsburg, no dia 12 de outubro. Eles enfatizaram a importância da participação do Prof. Neves nas reuniões com os gestores da Renk AG, devido a sua experiência em projetos com joint-ventures. Carta enviada pelo Sr. Jens Leissner, no dia 26 de setembro de 2008.

Convite de palestra da Ferrostaal/ MAN Aktiengesellschaft – A MAN AG convidou o Prof. Neves para ir à Alemanha apresentar e discutir assuntos relacionados aos biocombustíveis e oportunidades de investimentos no Brasil (Tema: Renewable Energy Investments in Brazil), em Essen, no dia 10 de outubro. Eles enfatizaram a importância da participação do Prof. Neves nas reuniões com os gestores da MAN AG, devido ao seu notável conhecimento da indústria de biocombustível. Carta enviada pelo Sr. Jens Leissner, no dia 26 de setembro de 2008.

Convite de palestra da B&W. A B&W – Babcock & Wilcox Power Generation Group Inc. convidou o Prof. Neves a apresentar e discutir assuntos relacionados aos Biocombustíveis e oportunidades de investimentos no Brasil, em Barbeton, nos Estados Unidos, no dia 06 de outubro de 2008. Carta enviada pelo Sr. David W. Naylor, gerente da B&W, no dia 26 de setembro de 2008.

Convite da FAPESP. A Diretoria Científica da FAPESP solicitou auxílio do Prof. Neves para analisar e emitir parecer circunstanciado sobre relatórios de pesquisa. Carta enviada em 15 de Setembro de 2008, pelo Sr. Carlos Henrique B Cruz, Diretor Científico.

Convite de Palestra para o Cônsul Geral da França, Sr. Jean-Marc Gravier, e Comitiva de Senadores Franceses O Prof. Neves recebeu um convite do Prefeito Municipal de Ribeirão Preto, Sr. Welson Gasparini, para proferir palestra sobre “Agronegócios: soluções para o problema da inflação do alimento no mundo” ao Cônsul Geral da França, Sr. Jean-Marc Gravier, e Comitiva de Senadores Franceses no dia 22 de abril de 2008 em Ribeirão Preto.

DOCENTE LIVRE DA FACULDAD DE AGRONOMÍA – UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES. Pela resolução C.D. 1889, o Conselho de Gestão Acadêmica nomeou o Prof. Neves como Docente Livre da Faculdad de Agronomía da Universidad de Buenos Aires pelo Eng. Agr. Eduardo A. Pagano (Secretário Acadêmico) e pelo Eng. Agr. Lorenzo R. Basso (Decano) em 23 de outubro de 2007. Válido por 3 anos.

CONSELHO DA EMBRAPA – MEMBRO DO COMITÊ ASSESSOR EXTERNO – CAE. Prof. Neves foi convidado a participar do Comitê Assessor Externo da Embrapa Instrumentação Agropecuária pela Diretoria Executiva, que tem, junto a esses centros de pesquisa, a responsabilidade de assessorá-los em processos de planejamento, acompanhamento e avaliação, durante reuniões ordinárias que são realizadas duas vezes ao ano, de acordo com a forma de atuação e atribuições descritas na norma. Convite enviado em 10 de outubro de 2007.

Palestrante da “Arena Business” – O Prof. Neves foi convidado em agosto de 2007 para fazer parte do grupo de palestrantes da Arena Business, agencia que atua no mercado de palestras e eventos. Seu perfil está acessível no link www.arenabiz.com.br/palestra_marcos_fava

Membro do Conselho Diretor do 17th Annual World Forum and Symposium – O Prof. Neves foi membro do quadro acadêmico de organização da IAMA – International Food and Agribusiness Management Association, no 17th Annual World Forum and Symposium – Food Culture: Tradition, Innovation and Trust – A Positive Force for Modern Agribusiness, realizado na cidade de PARMA, na Itália, nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho de 2007.

Membro do “Publications Policy Committee”, “Forum Program Committee”, “Symposium Program Committee”, e “Effective Food Chain Management Task Group” do 17th Annual World Forum and Symposium –

O Prof. Neves foi membro do Comitê de Políticas de Publicações, do Comitê de Programação do Fórum, do Comitê de Programação do Simpósio, do Grupo de Trabalho sobre Gestão da Cadeia Produtiva de Alimentos do 17th Annual World Forum and Symposium – Food Culture: Tradition, Innovation and Trust – A Positive Force for Modern Agribusiness, promovido pelo IAMA – International Food and Agribusiness Management Association. O congresso foi realizado na cidade de PARMA, na Itália, nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho de 2007.

Convidado a participar do Conselho de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – O Prof. Neves foi convidado pelo Prefeito Municipal de Ribeirão Preto (Welson Gasparini) a participar do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, conforme evento realizado no dia 23 de fevereiro de 2007, no Salão Nobre do Palácio do Rio Branco.

Convidado a expor o seu trabalho sobre Canais de Distribuição no “The Center for Food and Agricultural Business” da Purdue University/ EUA – o professor Marcos Fava Neves foi convidado a passar uma semana na Purdue University nos EUA, de 22 a 27 de maio de 2006, para expor o seu trabalho e discutir formas de estreitar as relações acadêmicas entre o Center for Food and Agricultural Business da University of Purdue e a FEARP/USP. Será aberta uma parceria visando publicações e pesquisas conjuntas em Canais de Distribuição de Insumos Brasil – Estados Unidos.

Convidado a visitar a Texas A&M University/EUA para expor seu trabalho nos Agronegócios – O professor Marcos Fava Neves foi convidado a passar uma semana na Texas A&M University, no dia 31 de janeiro de 2006, para ministrar um seminário para alunos de graduação e pós-graduação sobre os Agronegócios no Brasil e fortalecer o relacionamento acadêmico com esta instituição de ensino e pesquisa.

Convidado a participar de um projeto estratégico da União Européia pelo Center for Research on Customer Relations in the Food Sector – MAPP – o professor Marcos Fava Neves foi convidado a participar do “EU project Q-Porkchains”, de Janeiro de 2006 a 31 de Dezembro de 2009, realizado pelo MAPP da “The Aarhus School of Business”, como um pesquisador desta universidade dinamarquesa. Enviado em 2006/ Dinamarca.

Eleito coordenador/ presidente científico do 16th Annual World Forum, Symposium and Case Conference – “Agribusiness, Food, Health, and Nutrition” – da IAMA (International Food and Agribusiness Management Association) – O evento ocorreu em Buenos Aires, Argentina, nos dias 10 a 13 de Junho de 2006. Toda a comunicação do congresso, seleção de artigos, composição de mesas e painéis, para os mais de 1000 associados em todo o mundo levam no nome do Prof. Marcos Fava Neves, o primeiro brasileiro a ocupar esta posição. Carta enviada em 21 de novembro de 2005.

Eleito Membro do International Board da IAMA (International Food and Agribusiness Management Association), mandato de 2003 a 2006, sendo responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho sobre Gestão da Cadeia Produtiva de Alimentos Mundial (Task Group on Effective Food Chain Management). Enviado em 2006.

Distinção de prolífico grupo de pesquisa presente no 33° EMAC – European Marketing Academy, maio de 2004. A USP teve citação especial e foi representada no congresso pelo Prof. Marcos Fava Neves e integrantes do seu grupo de pesquisa Ricardo Messias Rossi, Luciano Thomé e Castro, Frederico Fonseca Lopes, Matheus Alberto Consoli e Prof. Roberto Fava Scare.

V-1.3. Reconhecimento por apoio dado a Pesquisa com Organizações Privadas e Públicas

Coordenador no Conselho Consultivo Externo de 2014 a 2018. Prof. Marcos Fava Neves recebeu reconhecimento da FEA-RP por sua participação como coordenador no Conselho Consultivo Externo de 2014 a 2018

Le secteur agricole, nouveau moteur de l’économie brésilienne. Prof. Marcos Fava Neves deu entrevista que saiu com destaque no importante periódico francês Le Monde, com o título Le secteur agricole, nouveau moteur de l’économie brésilienne no dia 20/10/2017.

Seminário na FAUBA. Prof Dr. Marcos Fava Neves, obteve excelente avaliação por seu seminário na FAUBA, em Buenos Aires em 2017.

Título de Professor do ano no Agronegócio. Prof. Dr. Marcos Fava Neves recebeu do Chefe do Departamento de Administração Prof. Dr. Márcio Mattos Borges de Oliveira congratulações pelo título de Professor do ano no Agronegócio, pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) e FEA- RP 2017.

Carta Wageningen University e IFAMA. Recebeu carta do Prof. Dr Jacques H. Trienekens com confirmação de recebimento de artigo pela Wageningen University e IFAMA 2017

Professor Dr. Dave Downey, Emeritus da Purdue University 2017, Indiana, USA “Thanks so very much for your effort in creating additional value for our participants. You have exceeded any expectations I might have imagined….but your reputation with our faculty….”

Reconhecimento da Revista de Administração da USP. O Prof. Marcos Fava Neves, juntamente com Luciano Thomé e Catro, Priscilla Mendes Machado e Roberto Fava Scare, alcançou com seu artigo “Satisfaction of private interest associations’ members: a study with sugarcane producers in Brazil”, posição entre os 5 mais baixados da Revista de Administração RAUSP entre janeiro e julho de 2016.

Reconhecimento da FEARP/USP. Em 17 de Abril de 2015 o Prof. Marcos Fava Neves recebeu, do Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEARP/USP carta de parabéns por estar entre os 1000 cientistas mais citados do Brasil e ser o pesquisador mais citado entre os 100 professores da FEARP de acordo com o Google Scholar Citations, organizado pelo Webometrics Ranking of World Universities.

Reconhecimento da ORPLANA da qualidade do trabalho apresentado pelo Caminhos da Cana. O Prof. Marcos Fava Neves teve o projeto Caminhos da Cana merecendo reportagem de capa da revista Canavieiros, com tiragem de 22 mil exemplares, na edição de setembro de 2014. Segundo carta recebida do o Presidente da ORPLANA, Organização dos Plantadores de Cana do Centro Sul do Brasil, “é sem dúvida uma maneira de reconhecer o muito que você tem feito pelo agro e em especial para o nosso setor de cana ao longo de sua carreira acadêmica na USP”. O e-mail foi enviado em 24 de Agosto de 2014.

Reconhecimento da Purdue University pela produtividade obtida como professor visitante internacional na Purdue University. Professor Marcos Fava Neves recebeu, em 24/12/13 carta do Prof. Dr. Jay Akridge, (Glenn W. Sample Dean of Agriculture – Purdue University) parabenizando pela produtividade obtida como professor visitante internacional na Purdue University (2013). “I just reviewed your fantastic report. What a remarkable time at Purdue – not sure I have ever seen the type of productivity and creativity you describe in your report. It is very clear that we benefitted enormously from your time with us – thank you…. It is also clear that the foundation has been laid for longer term collaborations, and I am sure Allan and his team will be looking forward to those”.

Reconhecimento da ABRAPA da qualidade do material apresentado pela Markestrat. Prof. Neves recebeu um e-mail de Sergio de Marco (Presidente da ABRAPA) atestando o que segue: “Desejo cumprimentá-lo e à sua equipe pelo excelente trabalho e dizer que o material apresentado retrata com muita fidelidade a cadeia do algodão brasileiro. Acredito que futuramente poderemos estudar outras formas de cooperação buscando a produção de novos estudos que apontem caminhos e tendencias visando o fortalecimento de toda a cadeia”. O e-mail foi enviado em 20 de Dezembro de 2011.

Reconhecimento da UNCTAD/ONU da eficiência do relatório de pesquisa enviado. Prof. Neves recebeu carta de Hafiz Mirza (Chief of the Development Issues Section at the United Nation Conference on Trade and Development (UNCTAD) atestando o que segue: “Prof. Neves concluded the position paper, initiated in February 2009, on the involvement, role and impact of transnational corporations and foreign direct investments on the sugarcane sector in May 2009. The paper, as presented, develops these issues effectively and is consistent with the proposed objectives”. A carta foi enviada em 28 de Maio de 2009.

Reconhecimento pela FIPE da qualidade do relatório da Markestrat. Prof. Neves recebeu uma carta do Eduardo Amaral Haddad, Diretor de Pesquisas da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas, reconhecendo que o “relatório apresentado evidencia as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram a alta qualidade do trabalho de coordenação do Prof. Marcos Fava Neves, a coerência e adequação em relação aos objetivos propostos.” O atestado referente aos serviços de consultoria iniciados em outubro de 2007, foi enviado em 22 de Maio de 2009.

Agradecimento da UNCTAD/ONU na Organização de um Evento. Prof. Neves recebeu a carta sobre o “The World Investment Report 2009”, in 8-9th April. Com o seguinte conteúdo: “Your excellent network in bringing key Experts together and suggestions regarding the event itself were very important elements in ensuring its success. Furthermore, given the topic – TNCs, Agricultural Production and Development – your expertise and knowledge have been very valuable to us, both in the period leading up to and after the seminar, and during the event itself.” Essa carta foi enviada em 7 de Maio de 2009.

CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – A CNPq parabenizou Neves pelas atividades desenvolvidas em prol do projeto do Congresso ANPCONT e pelos resultados alcançados, pois demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos no projeto financiado pelo CNPq no âmbito de Apoio a Projetos de Pesquisa / Edital CNPq 19/2004 – Universal. Processo n° 47.9288/2004-6 enviado em 15 de agosto de 2007.

CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) – a Codevasf enviou carta atestando a participação do Prof. Neves e equipe no desenvolvimento modelo PINS (Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis), realizado no período de dezembro de 2006 a dezembro de 2007, com o objetivo de apresentar às empresas processadoras a viabilidade da instalação de unidades de produção agrícola em projetos de irrigação da CODEVASF. Carta enviada no dia 20 de maio de 2008 pelo Diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infra-Estrutura, Sr. Clementino de Souza Coelho.

SEBRAE-BA (Serviço Brasileiro de Auxílio à Pequena e Média Empresa do Estado da Bahia) – O Sebrae-BA enviou carta atestando a participação do Prof. Neves e equipe no desenvolvimento do curso “Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais” realizado entre os dias 01 e 05 de outrubro de 2007, com o objetivo de validar o trabalho de planejamento estratégico para o setor de ovinocapricultura do SEBRAE BA, e também, ressalta que o projeto foi concluído em tempo previsto, e atingiu os objetivos pré-estabelecidos. Carta enviada no dia 20 de maio de 2008, pelo Assessor da Diretoria Técnica, Sr. José Sérgio Costa Nogueira.

FUNDECITRUS (Fundo de Defesa da Citricultura) – a Fundecitrus enviou carta atestando a participação do Prof. Neves e equipe no desenvolvimento do projeto “Operacionalização do Novo Modelo de Contribuição: O Rally da Citricultura”, realizado de setembro a dezembro de 2007, com o objetivo de apresentar caminhos para solucionar o desafio imposto pelo novo Estatuto, e também, ressalta que o projeto foi concluído em tempo previsto, e atingiu os objetivos pré-estabelecidos. Carta enviada no dia 16 de maio de 2008 pelo Diretor Antonio Augusto Dias.

CAVIDEA (Camara Venezolana de la Industria de Alimentos – Venezuela) – Homenagem enviada pelo Sr. Pablo Baraybar, Presidente da CAVIDEA em 13 de março de 2008 estimando o Prof. Neves: “Em nombre de la Junta Directiva de la Câmara Venezolana de la Industria de Alimentos (CAVIDEA), como de sus afiliados em todo el país, le expresamos nuestro agradecimiento por su valioso aporte académico y profesional al êxito que alcanzara nuestra instituición durante el dia de ayer em el Hotel Eurobuilding de Caracas, al celebrar su XV ASAMBLEA. Em CAVIDEA, estamos convencidos de que com la realización de este encuentro gremial, el cual incluyó la Magnífica Conferencia a su cargo durante el desarollo del Programa rector del evento, la Câmara y la Agroindústria venezolana alcanzaron propósitos relevantes.” O Sr. Baraybar ressaltou “Aprovechamos la oportunidad para reiterarle nuestros sentimientos de aprecio, afecto, repeto y admiración por el valor de sus conocimientos, parte de los cuales son hoy patrimônio principal entre los que registran a partir de ayer los asistentes al encuentro de CAVIDEA”.

Carta da FAPESP- Nº Processo: 07/55356-3 – A Fapesp enviou carta atestando que o evento científico VI International Pensa Conference, coordenado pelo Prof. Neves foi organizado de acordo com o programado. A Fapesp ressalta que “o proponente mais uma vez demonstrou competência e seriedade na condução dos trabalho. Trata-se de um evento a ser incentivado”. Carta enviada no dia 28 de fevereiro de 2008.

CNPq – A CNPq parabenizou Neves pelas atividades desenvolvidas em prol do projeto “Mapeamento e quantificação do Sistema Agro-Industrial da Laranja no Brasil” e pelos resultados alcançados, pois demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos no projeto financiado pelo CNPq no âmbito do Edital CNPq 06/2003 / Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Ref.: Processo nº 40.3572/2003-7; enviado em 24 de agosto de 2007.

Reconhecimento da Revista Brasileira de Fruticultura – A RBF parabenizou Neves pois o artigo “Brazilian Citrus Industry”, disponível no site da RBF, recebeu, até 1 de dezembro de 2006, 3.425 consultas, sendo o artigo mais consultado na RBF.

Intermediação professor visitante Dr. Peter Zuurbier da Wageningen University, Holanda – A FEARP agradece ao Professor Marcos Fava Neves pelo convite e viabilização da permanência do professor Dr. Peter Zuurbier, da Universidade de Wageningen, na Holanda, como professor visitante do Departamento de Administração. O Professor Zuurbier ministrou, em conjunto com o Prof. Neves, a disciplina RAD 5012 – International Marketing & Networks, no Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) na FEA-RP, sendo esta a primeira disciplina ministrada na língua inglesa. Carta enviada em 28 de novembro de 2006.

Serviço de Informação da Carne (SIC) – em 2005, a nova diretoria do SIC agradeceu a valiosa colaboração ao SIC dada pelo Professor Marcos Fava Neves desde a sua criação. O presidente Carlos Viacava convidou-o a continuar cooperando com os esforços para promover o consumo da carne bovina no Brasil e também a promoção da carne brasileira no exterior.

CRV Holding BV/ Lagoa da Serra – em 2004, cinco anos de relacionamento foram completados entre a subsidiária da CRV no Brasil, Lagoa da Serra, e o PENSA. O presidente do comitê executivo da CRV, Dr. Jan Jansen, gostaria de agradecer o PENSA e a Universidade de São Paulo, pela formatação de um método planejamento estratégico de marketing, que foi implementado em 1999 com ótimos resultados até o momento; pelas contribuições do Prof. Fava Neves em dois conselhos consultivos da Lagoa (Leite e Carne Bovina, respectivamente); pela ajuda do ex-coordenador do PENSA em estimular estudantes da FEARP/USP para estagiar na empresa, e promovendo assim a integração entre o ambiente acadêmico e o setor privado.

Governo do Estado de São Paulo – O governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei No. 12058, de 26 de Setembro de 2005, que isenta do pagamento de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para os seguintes produtos: trigo em grão, farinha de trigo, mistura pré-preparada de farinha de trigo para panificação, massas alimentícias não-cozidas e não-recheadas, pão francês ou de sal, biscoitos e bolachas derivados do trigo. Essa decisão foi tomada com base no estudo do PENSA publicado com o livro “Estratégias para o Trigo no Brasil”, organizado por Ricardo Messias Rossi e Marcos Fava Neves.

Instituto UNIEMP (Fórum Permanente das Relações Universidade – Empresa) – a Uniemp enviou carta atestando a participação do Prof. Neves e equipe no desenvolvimento do projeto “Trigo” realizado entre junho e dezembro de 2003, com o objetivo desenvolver a Cadeia do Trigo no Brasil, e também, ressalta que o projeto foi concluído em tempo previsto, e atingiu os objetivos pré-estabelecidos. Carta enviada no dia 20 de maio de 2008, pelo Diretor da UNIEMP, Sr. Nelson Antonio Pereira Camacho.

Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo – a Diretoria e os associados agradecem a oportunidade da participação de um evento tão importante quanto o Workshop sobre o mapeamento da cadeia de trigo desenvolvido pelo PENSA em parceria com a UNIEMP, em maio de 2003. Além disso, parabeniza o trabalho tão representativo ao setor.

BASF – A Basf gostaria de agradecer a participação do Prof. Marcos Fava Neves como coordenador técnico do Projeto de Revisão Estratégica de Canais de Distribuição, durante o período de Setembro de 2003 a Março de 2005. Este projeto foi importante para sinalizar a Basf que mudanças estão acontecendo nos canais e para sugerir à empresa ações no sentido de construir uma vantagem competitiva através de sua distribuição. A empresa ficou satisfeita com os resultados apresentados.

ORSA Papel e Embalagens– a Diretoria do Grupo ORSA agradece a contribuição e parceria no desenvolvimento e estruturação do projeto Planejamento dos Canais de Distribuição da Orsa, durante o ano de 2002. Eles ressaltam que a metodologia utilizada pelo Professor Fava Neves (advinda da tese de doutoramento) enriqueceu os processos, validou algumas práticas, reestruturou e criou abordagens que iam de encontro da estratégia de negócio da empresa possibilitando melhores resultados. As atividades realizadas foram: Pesquisa sobre posicionamento da Orsa e dos Concorrentes; Benchmarking dos modelos de canais de vendas com outras empresas; Elaboração de um plano de ação para integração da força de vendas e o pós-vendas (assistência técnica); Elaboração do Manual do Gerente e do Manual dos Representantes com os seus objetivos; Estruturação do modelo de regionalização das vendas e sua remuneração; Criação do modelo de Sistema de Informações.

Netafim – a diretoria agradece e ressalta a importância do relacionamento da empresa com a equipe do PENSA durante os anos de 2001 e 2002, auxiliando o processo de Gestão Estratégica da empresa, bem como em projeto para Planejamento dos Canais de Distribuição e Vendas.

Lagoa da Serra – a diretoria agradece a contribuição do PENSA, que ajudou muito na profissionalização do Departamento de Marketing da empresa. Foi realizado um planejamento de Marketing para a Lagoa da Serra durante 8 meses do ano de 2000. Este plano foi de grande importância para a empresa, pois a mesma se desenvolveu acima do esperado.

Tigre – a empresa agradece a análise estratégica feita pelo professor referente a um projeto de joint-venture. Agosto de 2002.

Othon – ressalta a melhoria das comunicações ou transações da empresa entre os setores acadêmicos e empresariais, ambos com seriedade de objetivos e praticidade no encaminhamento de, conforme o trabalho do PENSA no ano de 2001.

Santa Elisa – agradece pelo projeto coordenado pelo Professor e realizado pelo PENSA, que englobou a criação e planejamento estratégico da trading Crystalsev, realizado durante 7 meses em 1997. Este foi o primeiro planejamento feito pela empresa e trouxe excelentes resultados, já que antecipou tendências de mercado e estratégias empresariais.

RECEIVED TRIBUNES

V-2.1. Tributes for Work in Agribusiness

Agradecimento pela contribuição decisiva para o êxito do evento XVII Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA 2019.  O professor Marcos Fava Neves recebeu um reconhecimento da Associação Paulista de Avicultura referente a sua participação no XVII Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA 2019, realizado nos dias 26,27 e 28 de Março de 2019, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-CCRP, na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, “…agradecimentos pela brilhante participação de V.Sa., na apresentação da palestra proposta, o qual contribuiu decisivamente para o êxito do evento. Assim sendo, pelas excelentes avaliações dos participantes, reiteramos nossos agradecimentos e certamente gostaríamos de poder contar com sua colaboração em eventos futuros”.

Deu entrevista que saiu com destaque no importante periódico francês Le Monde, com o título Le secteur agricole, nouveau moteur de l’économie brésilienne no dia 20/10/2017.

Recebeu carta de confirmação do Prof. Dr. Jacques H. Trienekens que o  artigo “Determinants of Corporate Cash Holdings in Times of Crisis: Insights from Brazilian Sugarcane Industrial Companies” de Aviner Augusto Silva Manoel, Marcelo Botelho da Costa Moraes, David Ferreira Lopes Santos e Marcos Fava Neves foi considerado o segundo melhor artigo apresentado no Simpósio IFAMA 2017, que ocorreu em Miami – EUA, dentre 130 trabalhos de pesquisa.

Congresso Mundial de Agronegócios. Recebeu carta de agradecimento por ajudar a organizar o Congresso Mundial de Agronegócios em 2017.

Recebeu da Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, na forma como dispõem os Estatutos Sociais e o Regulamento específico, a “MEDALHA FERNANDO COSTA” – modalidade ENSINO – 2016. A AEASP expressa o reconhecimento pelo mérito e distinta homenagem pela sua atuação profissional que o destaca entre os Engenheiros Agrônomos, com os cumprimentos e cordiais saudações. Eng.º Agr.º Ângelo Petto Neto, Presidente da AEASP, em 25 de Agosto de 2016.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, nas atribuições que lhe são conferidas pelos Estatutos Sociais, nomearam o Engenheiro Agrônomo Marcos Fava Neves para o cargo de Conselheiro Deliberativo da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP, para triênio 2015 a 2018

Prof. Marcos Fava Neves recebeu a seguinte declaração de João Carlos Jacobsen Rodrigues, presidente da ABRAPA, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão: É com grande satisfação que o parabenizamos pelo recebimento do prêmio Fellow concedido pela Associação Mundial de Agronegócios (IFAMA), tido como a maior honraria da Associação. Compartilhamos da alegria deste reconhecimento e deixamos aqui nossos agradecimentos pelo destaque e a contribuição dada ao agronegócio brasileiro em especial á cotonicultura.

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração de Ray Goldberg, Professor de Harvard e criador do conceito de agronegócios: “you know how much I appreciate your many contributions to the students and decision makers trying to make our global food system more responsive to the needs of society today and for future generations. Congratulations on becoming a Fellow. It is well deserved”.

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração de Manoel Ortolan, Presidente da ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana do Brasil):  “permita nos unirmos a alegria dos seus familiares, amigos da Academia e juntos celebrarmos esse momento com você. Nessa hora em que a ênfase é dada ao saber, ao conhecimento, a capacidade de compartilhar isso com alunos e com a comunidade, não podemos nos esquecer que a essa ênfase toda se soma ao Professor amigo, companheiro, competente, combativo que estamos tendo a oportunidade de, a cada dia, conhecer melhor e valorizar mais”.

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração de Ismael Perina, Presidente da Câmara de Cana do Ministério da Agricultura: “ficamos orgulhosos quando os amigos recebem prêmios como esse grande abraço voltando ao Brasil a gente comemora”. 

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração de Roberto Rodrigues, Ex- Ministro da Agricultura do Brasil: “que belíssima homenagem a você, tão qualificado e justo, e para nosso país, tão necessário nesta quadra desértica que atravessamos. Você representa um oásis nessa paisagem funérea e você merece plenamente ser esse refrigério. Parabéns por ser o que é e por nos dar essa alegria.

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração, Eduardo Leão, Diretor Executivo da UNICA (União da Indústria Canavieira): Trata-se do coroamento do trabalho hercúleo que tem feito ao longo de todos esses anos na defesa do nosso agronegócio, motivo de muito orgulho para todos nós”.

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração, de Jose Vicente da Silva, Presidente da Coopercitrus: “a Coopercitrus e eu pessoalmente vemos o seu trabalho e dedicação ao agronegócio brasileiro, mas o reconhecimento internacional envaidece a todos”

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração, da Profa. Dra. Sueli Villela, ex-Reitora da USP: “parabéns pela merecida honraria recebida. Esta homenagem é um orgulho para todos uspianos. Continue pesquisando e divulgando o agronegócio, pois estará promovendo a USP e o Brasil”   

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração, de Celso Junqueira Franco, Presidente da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia do Brasil:  “homenagem merecida, pois seu trabalho tem sido de grande valia para o agronegócio brasileiro, para o Brasil e para o Mercado Mundial. Sua postura com equilíbrio e fundamentação técnica, garante credibilidade e respeito de todos”

Em referência a honraria recebida da IFAMA (fellow), recebeu a seguinte declaração, de Marcos Santos, Presidente da Câmara de Citricultura do Ministério da Agricultura:  “prêmio justo, você merece o agronegócio brasileiro deve muito a você”

Prof. Marcos Fava Neves foi homenageado com o título de “fellow”, a maior honraria da Associação Mundial de Agronegócios (International Food and Agribusiness Management Association) composta por cerca de 500 cientistas e empresários de 50 países, concedida a somente 30 pessoas até hoje. Em cerimônia dos 25 anos desta realizada em Minneapolis, EUA, em 20 de Junho de 2015.

Prof. Marcos Fava Neves foi convidado para ser o palestrante de honra para cerca de mil e duzentas pessoas, entre produtores de suínos e profissionais ligados ao setor da suinocultura de todo o Rio Grande do Sul, na 40ª edição do Dia Estadual do Porco, realizada na cidade de Estrela, R.S. em 08 de Agosto de 2014.

 

Prof. Marcos Fava Neves foi convidado para fazer a palestra magna, de abertura do XLII CONBEA – Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola  tradicional evento organizado pela SBEA – Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, palestra realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, Campo Grande, MS, em 27 de julho de 2014, na presença de mais de 600 congressistas.

Recebeu em 05/04/2014 uma  carta da Profa. Geciane Porto, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-RP, parabenizando o professor Marcos Fava Neves: por ter sido o docente que mais pontuou entre todos os docentes do Departamento de Administração, com 1310 pontos no triênio.

Recebeu carta do Deputado Federal Arnaldo Jardim, agradecendo o professor Marcos Fava Neves pela: elaboração da Carta de Campo Grande, que trouxe recomendações políticas e privadas para o setor da cana, dizendo que a a carta foi lida na Câmara dos Deputados em Brasília e registrada integralmente em ata.

Recebeu agradecimento do Sr. Eduardo Riedel, presidente da FAMASUL – Federação dos Agricultores do Mato Grosso do Sul por ter feito: um rascunho prévio e ter coordenado os debates durante o II Canacentro que culminaram na “Carta de Campo Grande”, conjunto de recomendações da cadeia produtiva da cana a ser encaminhado aos candidatos a presidência da republica em 2015.

Recebeu mensagem de Celso Ramos Regis, presidente do SICREDI – Organização das Cooperativas do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul um agradecimento por ter coordenado: importante debate para o direcionamento estratégico das cooperativas do MS e estabelecimento de uma plataforma para ações conjuntas visando a sustentabilidade dessas organizações.

Recebeu carta de Stephen Hayes, presidente e CEO do The Corporate Council on Africa com o seguinte conteúdo: “I want to take this opportunity to thank you for your generously lending your time and expertise as a speaker for the 9th Biennial U.S.- Africa Business Summit. The Summit program brought together representatives from more than 70 countries to discuss the importance of expanding private sector trade and investment between the United States and the nations of Africa. Your participation in, and contributions to, this dialogue were essential to the conference’s success.”

Recebeu, em 08/03/12 carta do Dr. Nico Veermak, Diretor da Grain South Africa, a Associação dos Produtores de Grãos da Africa do Sul, parabenizando-o por ter feito a palestra magna do XIII Congresso Sul Africano de Grãos – GRAIN SA no dia 06/03/13 e ter tido excelente desempenho, contribuindo com o sucesso deste evento onde estiveram 400 produtores africanos no Nampo Park, na cidade de Bothaville, Africa do Sul.

Recebeu da Associação dos Plantadores de Cana da Região de Monte Aprazível (APLACANA) os agradecimentos por ter proferido a palestra inaugural do novo auditório da APLACANA no dia 13 de Novembro de 2012 em que foi ressaltada a importância do agronegócio para o Brasil. Segundo o ofício, a palestra foi muito produtiva para os associados e convidados.

Recebeu um ofício em 10/12/12, do Deputado Federal Duarte Nogueira, do PSDB, agradecendo o apoio voluntário dado por ter sido o coordenador do programa de governo Ribeirão Preto 2030, elaborado para a eleição municipal de 2012 no município de Ribeirão Preto. O candidato Duarte Nogueira não foi eleito, mas teve quase 49% dos votos. O programa de governo contemplou um plano estratégico para 15 distintas áreas do município

Recebeu carta do Sr. Rodolfo Tkachuk, Diretor Geral do CREA (Consorcios Regionales de Experimentacion Agricola) em 10/12/2012 com o seguinte conteúdo: “Te comento que tu palestra hecha en Julio de 2012 en Santa Fe, Argentina fue una de las mejores puntuadas del congreso y gusto mucho y sigue dando que hablar y es material permanente de consulta en nuestras reuniones de Crea.”

Recebeu carta em 03/10/12 do ex Ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes, com o seguinte conteúdo: Receba meus cumprimentos pelo excelente trabalho. Foi um prazer prefaciar um documento que passa a ser um ponto de referência importante para quem quiser conhecer a pecuária brasileira. Transmita os meus cumprimentos ao Marcos Fava Neves e aos colaboradores pelo excelente trabalho. A carta foi enviada em 03 de outubro de 2012.

Recebeu, em 16/07/12 carta do Sr. Leandro Bortoluz, Presidente da Associação Gaucha de Pomicultores (AGAPOMI) agradecendo pela cooperação do Prof. Marcos Fava Neves. O prof. Neves recebeu carta do Presidente da Associação Gaucha de Pomicultores (AGAPOMI), Sr. Leandro Bortoluz agradecendo pela cooperação e dizendo que a presença ajudou a abrilhantar o II Seminário Internacional de Fruticultura realizado em Vacaria, RS, no mês de julho de 2012. Evento que contou com a presença de aproximadamente 300 produtores rurais. A carta foi enviada em 16 de julho de 2012.

Recebeu carta do Sr. Christian Lohbauer, Presidente Executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, a Citrus-BR, parabenizando pela clareza na exposição dos fatos apresentados no Position Paper: “Brazilian Orange Juice Exports Switched From the USA to Europe and Asia”. O Presidente Executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, a Citrus-BR agradeceu a colaboração dos autores Marcos Fava Neves e Vinicius Gustavo Trombin e informou que: “O Position Paper escrito pelos autores foi utilizado pela indústria brasileira de suco de laranja para dar suporte à defesa contra procedimentos anti-dumping relativos ao suco de laranja brasileiro impostos pelos Estados Unidos.” A carta foi enviada em 17 de maio de 2012.

Recebeu carta do Sr. Fabiano Coser, Diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, a ABCS, agradecendo a colaboração do Professor Marcos Fava Neves nas atividades desenvolvidas pela associação. O Diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, a ABCS, agradeceu a colaboração do Professor Neves: “Escrevemos para agradecer sua colaboração no Relatório de Atividades 2011 do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e sua parceria nas atividades desenvolvidas pela Associação Brasileira de Suínos (ABCS). Em 2011 o PNDS atingiu mais de 1 milhão de pessoas, cerca de 13 mil profissionais capacitados – sendo quase 20% produtores, em 367 ações realizadas em 122 municípios de 09 estados em apenas 2 anos. Como resultado 2 kg a mais no consumo de carne suína per capita/ano, chegando a 15,1 kg.” A carta foi enviada em 10 de fevereiro de 2012.

Recebeu carta do Sr. Marcos Monteiro Soares, Diretor da Agência de Promoção de Exportações e Desenvolvimento, a APEX, reconhecendo a qualidade da palestra realizada pelo Professor Marcos Fava Neves. O Diretor da Agência de Promoção de Exportações e Desenvolvimento, à APEX, reconheceu a qualidade da palestra realizada sobre agronegócio: “Em nome da ApexBrasil e, mais especificamente, em nome dos colegas do Grupo de Agronegócios da Agência, gostaria de agradecer a gentileza da sua visita e da apresentação no final do ano passado. Acabei saindo de férias e não tive como te agradecer antes. Os comentários sobre a palestra foram os melhores possíveis. Alguns colegas mais antigos falaram que foi uma das melhores apresentações da história da Agência… Assim, considero que o nosso objetivo foi plenamente alcançado!” A carta foi enviada em 14 de fevereiro de 2012.

Recebeu reconhecimento da FUNDACENTRO pelos trabalhos publicados no setor sucro-alcooleiro. Prof. Neves recebeu uma carta de reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego através da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO, pelos trabalhos publicados no setor sucro-alcooleiro: “A FUNDACENTRO está organizando um banco de dados bibliográficos sobre o trabalho no setor sucro-alcooleiro, composto de publicações em diversos suportes, por exemplo: o digital, o físico e o multimídia. Com este intuito vimos, por meio desta solicitar vossa autorização para disponibilizar vossa obra em formato pdf no nosso portal no banco bibliográfico sobre cana de açúcar.” A carta foi enviada em 16 de janeiro de 2012.

Recebeu prêmio especial na categoria os 10 Homens de Visão do Setor Sucroenergético no 9º prêmio Visão da Agroindústria Brasil 2011. Prof. Neves recebeu um e-mail de agradecimento da diretora de marketing e eventos da revista Visão da Agroindústria. “Vimos convidá-lo para a homenagem especial, que será prestada a vossa senhoria em um majestoso jantar de premiação, evento este onde será realizado o 9º Prêmio Visão da Agroindústria Brasil 2011, que a cada ano homenageia usinas, destilarias e empresas fornecedoras de produtos e serviços do nosso Brasil, bem como empreendedores visionários que se destacaram em áreas de transformação e produção no setor sucroenergético de todo o país.

Vossa senhoria foi um dos escolhidos através de pesquisa, realizada pela AR Empreendimentos e supervisionada pelo GEGIS (Grupo que Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro), para receber o Prêmio, na categoria: OS 10 HOMENS DE VISÃO“. O evento foi realizado no dia 17 de novembro de 2011 no Espaço Golf em Ribeirão Preto-SP .

Recebeu reconhecimento pela palestra ministrada no evento XXIV Convención Nacional de Productores de Frutas y Hortalizas, FRUITTRADE 2011. Prof. Neves recebeu um e-mail de agradecimento dos organizadores da FRUITTRADE. “Gracias a Ud., hemos dado um gran paso. Laalta convocatória a FRUITTRADE y Convención 2011 (1.850 personas acreditadas) han sido um fuerte espaldarazo al trabajo que hemos venido realizando em el último tiempo […]. Gracias por apoyarnos con vuestra exposición. Las felicitaciones que hemos recibido, queremos hacerlas extensivas a Ud., que fue parte protagónica de esta histórica convención y rueda de negocios“. O e-mail de foi enviado 30 de setembro de 2011.

100 Mais Influentes de Ribeirão Preto. O Prof. Neves está entre as 100 pessoas mais influentes da cidade de Ribeirão Preto, conforme uma pesquisa feita pela Revista Revide, de Ribeirão Preto, em reconhecimento ao seu trabalho em agronegócios. A matéria foi publicada em 12 de agosto de 2011.

 

Recebeu reconhecimento do Fairtrade International-FLO pela pesquisa de identificação de citricultores potenciais para serem credenciados no sistema Fair Trade desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando a capacidade técnica na execução da pesquisa de identificação de citricultores potenciais para serem credenciados no Sistema Fair Trade. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o Fairtrade International-FLO.” A carta de foi enviada em 2011.

Prof. Dr. Marcos Fava Neves recebeu carta do Coordenador Geral do Projeto Integrado Q-PorkChains atestando sua capacidade de liderar os processos e o time de trabalho. Prof. Neves recebeu carta do Coordenador Geral do Projeto Integrado Q-PorkChains da Comunidadee Européia, atestando sua capacidade de liderar os processos e o time de trabalho, e parabenizando-o por manter um excelente relacionamento com as demais instituições, em especial com a University of Copenhagen.” A carta de foi enviada em abril 2009.

Recebeu reconhecimento da Syngenta pela excelência na execução da análise sistêmica da cadeia produtiva da manga no Brasil desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando a capacidade técnica na execução da pesquisa da análise sistêmica da cadeia de manga no Brasil. O estudo levantou, entre outros fatores, as dificuldades e riscos aos produtores brasileiros de manga e oportunidades de atuação para captura de valor na cadeia produtiva Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a Syngenta.” A carta de foi enviada em 2011.

Recebeu reconhecimento do INIA pela excelência na execução do mapeamento e quantificação da cadeia do leite no Uruguai desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando a capacidade técnica na execução da pesquisa em parceria com o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA) do mapeamento e quantificação da cadeia do leite no Uruguai. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o INIA – Instituto Nacional de Investigación Agropecuária.” A carta de foi enviada em 2010.

Recebeu reconhecimento pela pesquisa de compilação dos dados de custo de produção para estabelecimento do sistema de referência de preços na citricultura, denominado CONSECITRUS, desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos na pesquisa de compilação dos dados de custo de produção para estabelecimento do sistema de referência de preços na citricultura, denominado CONSECITRUS. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a Citrus BR.” A carta de foi enviada em 2011.

Recebeu reconhecimento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu pela excelência na elaboração do plano estratégico desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos na elaboração do plano estratégico de 2011 a 2015 da ABCZ. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a ABCZ.” A carta de foi enviada em julho de 2011.

Recebeu reconhecimento do SEBRAE-MG pela excelência no estudo de análise de competitividade de 20 Arranjos Produtivos Locais no Estado de Minas Gerais desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos no projeto de pesquisa do estudo de análise de competitividade de 20 Arranjos Produtivos Locais no Estado de Minas Gerais. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o SEBRAE-MG.” A carta de foi enviada em 2010.

Recebeu reconhecimento da Citrus BR pela excelência na execução do mapeamento e quantificação da cadeia citrícola brasileira desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando a capacidade técnica na execução da pesquisa de mapeamento e quantificação da cadeia citrícola no Brasil. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a Citrus BR – Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos.” A carta de foi enviada em abril de 2010.

Recebeu reconhecimento do Brazilian Cattle pela excelência na elaboração do plano estratégico desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos na elaboração do plano estratégico do Brazilian Cattle, projeto setorial integrado da Apex Brasil. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o Brazilian Cattle.” A carta de foi enviada em 2010.

Recebeu reconhecimento do IBRAF pela excelência do plano estratégico do Brazilian Fruit desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos na elaboração do plano estratégico do Brazilian Fruit, projeto setorial integrado da Apex Brasil. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas.” A carta de foi enviada em 2010.

Recebeu reconhecimento da UNICA pela excelência na execução do mapeamento e quantificação do setor sucroenergético brasileiro desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta do Sr. Marcos Sawaya Jank atestando a capacidade técnica na execução da pesquisa de mapeamento e quantificação do setor sucroenergético no Brasil. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a ÚNICA – União da Indústria de Cana de Açúcar.” A carta de foi enviada em abril de 2010.

Recebeu reconhecimento do SEBRAE-BA pela excelência no estudo do planejamento estratégico de 9 Arranjos Produtivos Locais no Estado da Bahia desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves. Prof. Neves recebeu uma carta atestando que as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados demonstram coerência e adequação em relação aos objetivos propostos no projeto de pesquisa do estudo de planejamento estratégico de 9 Arranjos Produtivos Locais no Estado da Bahia. Foi ressaltado o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e o SEBRAE-BA.” A carta de foi enviada em 2009.

Recebeu carta de agradecimento em 31/08/2011 de Henrique Mazotini, Presidente Executivo da ANDAV pela palestra proferida no I Congresso ANDAV –. O Prof. Marcos recebeu carta do Presidente Executivo da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, com o seguinte conteúdo: “Agradecemos imensamente sua colaboração e a confiança depositada no I Congresso ANDAV, realizado nos dias 26 e 27 de julho em São Paulo-SP, que reuniu a Cadeia de Distribuição de Insumos Agrícolas e Veterinários do Brasil. O evento foi sucesso de público e crítica, e sua palestra contribuiu substancialmente para este resultado”.

Recebeu Prêmio no 21th Annual World Forum and Symposium – International Food And Agribusiness Management Association (IFAMA) – pelo artigo mais baixado, o Prof. Marcos recebeu Prêmio no 21th Annual World Food an Agribusiness Forum and Symposium – The Road to 2050 – Sustainability as a Business Opportunity, pelo artigo mais baixado Measurement of Sugar Cane Chain in Brazil escrito por Marcos Fava Neves, Vinícius Gustavo Trombin e Matheus Alberto Consoli. O evento foi promovido pelo International Food And Agribusiness Management Association (IFAMA) de 20 a 23 de junho de 2011.

Recebeu mensagem em 27/09/2010 do Dr. Andre Jooste, Diretor do National Agricultural Marketing Council, da África do Sul, parabenizando o Prof. Marcos pelos seus trabalhos em prol do desenvolvimento do agronegócio na África. “Thank you very much for all the things you are doing for South Africa’s food industry and the building of capacity. We very much enjoyed your presence and are already looking forward to the next visit”.

O Professor Marcos Fava Neves recebeu carta em 30/12/2010 da Social Science Research Network, com o seguinte conteúdo :”Congratulations, your paper, “A Method for Demand Driven Strategic Planning and Management for Food Chains (The Chainplan Method)”, was recently listed on SSRN’s Top Ten download list of Operations Strategy. Sincerely, Michael C. Jensen, Chairman of Social Science Research Network”

Reconhecimento do sucesso do Caso Codevasf em Harvard . O Prof. Neves recebeu um e-mail da Dra. Mary Shelman , Coordenadora de Agribusiness da Harvard Business School. No e-mail de agradecimento e reconhecimento pelo sucesso do Case Codevasf  a Dra Shelman menciona que “ the Codevasf case was a great success with the MBA class. There was a very good discussion, with lots os comments and different points of views”. O e-mail foi enviado no dia 2 de Dezembro de 2009.

Reconhecimento do Subsecretario de Promoción Industrial, Tecnológica y de Servicios Gobierno de Mendoza, Argentina, pela qualidade palestra ministrada. Javier Espina, Subsecretario de Promoción Industrial, Tecnológica y de Servicios Gobierno de Mendoza, enviou um carta agradecendo sua participação no 4º Congresso Latinoamericano de Clusters: “(…) com el objeto de agradecer su participación en calidad de Disertante Del Panel “De las actividades em recursos naturales, havia clusters de alto valor agregado local.” Sus valiosos aportes y su prestigiosa presencia jerarquizó el nível científico del Congreso.” O congresso foi organizado pelo Governo de Mendoza  em conjunto com o Instituto de La Competitividad. Carta enviada em 20 de Novembro de 2009.

Reconhecimento da Social Science Research Network do sucesso pelo 3º artigo mais acessado. Recebeu carta de Michael Jensen, Chairman da Social Science Research Network em 10/10/09 parabenizando que o artigo “A Framework to Build or Review Marketing and Networks Contracts” esta na posição numero 3 entre os mais baixados na internet na área de “Managerial Marketing: Business to Business Marketing”.

Reconhecimento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pelo trabalho do Prof. Neves relacionado ao Agronegócio. O trabalho e pesquisa do Prof. Neves foram utilizados  no “Caderno do Professor” de Geografia, referente ao 4º bimestre do ano de 2008, voltados para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. Os livros foram produzidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e distribuídos às escolas públicas do país. As páginas onde seus estudos foram utilizados são: 19 a 20 e 23 a 25

Reconhecimento da Zilor pela excelência do projeto desenvolvido pela Markestrat e pelo Prof. Neves. Prof. Neves recebeu uma carta de Denis Arroyo Alves, Gerente Geral Parcerias e Agrícola da Zilor, atestando que a Markestrat concluiu com qualidade elevada e alcançou os objetivos pré-estabelecidos, em Julho de 2008, o projeto de consultoria denominado “Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental: O Modelo Zilor na Produção Integrada da Cana em São Paulo”, iniciado em Dezembro de 2007.“Ao buscar excelência nas áreas envolvidas, esse projeto possibilitou […] melhoria da competitividade da nossa empresa.” Ele ainda diz “Gostaria de ressaltar o excelente trabalho de coordenação realizado pelo Prof. Dr. Marcos Fava Neves, que conseguiu conduzir os processos e a equipe de trabalho, mantendo sempre um ótima relação entre a MARKESTRAT e a Zilor.” A carta de foi enviada em 27 maio de 2009.

Carta da FATEC de Presidente Prudente – SP; Parecer AD HOC Nº: 02/2009 – A Diretora da FATEC, Prof. Dra. Haydée Siqueira Santos, e Coordenador do Curso de Tecnologia em Agronegócio, Prof. Ms. Anderson Antonio da Silva, certificaram, atravéz de uma carta, que o Prof. Neves foi consultor ad hoc da Matriz Curricular dos Cursos de Tecnologia em Agronegócio implantados nas Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo. Os municípios envolvidos foram: Botucatu, Otapetininga, Jales, Mococa, Ourinhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Taquaritinga. Carta enviada no dia 29 de maio de 2009.

Reconhecimento da FAUBA pela ajuda dada em projetos e organização de simpósios internacionais. Prof. Neves recebeu uma carta do Programa de Agronegocios y Alimentos da Facultad de Agronomía – UBA, reconhecendo que o “el Dr. Neves ha realizado numerosas disertaciones en el marco de la Maestría y el Posgrado en Agronegocios y Alimentos FAUBA y la Cátedra de Comercio de la misma Facultad. Paralelamente, El Dr. Neves ha participado em proyectos de investigación y organización de simpósios internacionales en el marco Del Programa de Agronegocio y Alimentos FAUBA.” A carta de reconhecimento foi enviada em 29 de maio de 2009.

Agradecimento da Fatec Jr. Assessoria em Projetos de Agronegócio e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Prof. Neves recebeu agradecimento pela gentileza em ter ministrado a Palestra intitulada “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro” que, segundo a Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, contribuirá com o enriquecimento da formação dos ouvintes. A Palestra foi ministrada no dia 28 de Abril de 2009.

 

Agradecimento da Universidade de Buenos Aires.  O Prof. Neves recebeu carta de agradecimento da UBA, enviada por Fernando Vilella, Diretor do Programa de Agronegócios e Alimentos – FAUBA, sobre a apresentação de métodos de pesquisa aos pesquisadores e professores da Universidade. Foi destacado a importância da sua visita no desenvolvimento conjunto e para a relação existente entre a UBA e a USP. Agradecimento enviado em 28 de março de 2009.

 

Agradecimento da Secretaria de Estado da Educação.  O Prof. Neves recebeu agradecimento da Secretaria de Estado da Educação (Fundação Carlos Alberto Vanzolini), por sua valiosa colaboração que os permitiu a produção do material didático “São Paulo faz escola”, de grande valia para a formação de professores da 5ª série do Ensino Fundamental das escola públicas do Estado de São Paulo. Agradecimento enviado em 23 de outubro de 2008.

 

Agradecimento pela Coordenação da Área GCT-D – Agregação de Valor e Agronegócios do EnANPAD (Encontro Nacional da ANPAD). O Prof. Neves recebeu um agradecimento da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) pela fundamental participação como coordenador da Área “GCT-D Agregação de Valor e Agronegócio” na EnANPAD (Encontro Científico de Administração), entre os anos de 2006 e 2008. Declaração enviada em setembro de 2008.

 

Agradecimento do Ministério do Trabalho e Emprego – FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho).  O Prof. Neves recebeu agradecimento da FUNDACENTRO, por sua colaboração ao disponibilizar suas obras sobre cana-de-açúcar no banco bibliográfico da Fundação. Carta enviada pela Sra. Maria Inês dos Santos em 25 de agosto de 2008.

 

60 Mais Influentes de Ribeirão Preto. O Prof. Neves está entre as 60 pessoas mais influentes da cidade de Ribeirão Preto, conforme uma pesquisa feita pela Revista Revide, de Ribeirão Preto, em reconhecimento ao seu trabalho em agronegócios. Através de convênio da ABAG com a USP, o Prof. Neves batizou Ribeirão Preto como a Capital Brasileira do Agronegócio, com o objetivo de consolidar a cidade como centro internacional do agronegócio. A matéria foi publicada em 15 de agosto de 2008.

 

Homenagem recebida pela Colaso (Cooperativa de Laticínios de Sorocaba), devido ao trabalho Plano para a Cadeia do Leite em São Paulo 2010, realizado pelo PENSA, visando à revitalização do agronegócio do leite de São Paulo. Segundo a Colaso, a Tomografia do Leite em São Paulo (1º fase) foi muito importante pois representou uma grande conquista para o setor lácteo. O Planejamento e Gestão Estratégica para a Cadeia do Leite no Estado de São Paulo (2º fase), segundo a Colaso, teve ampla participação do Pensa, que contribuiu muito para o planejamento e gestão de ações propostas a serem implementadas na terceira fase do projeto. Carta enviada em 11 de abril de 2007.

Homenagem recebida pela CODEAGRO (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Abastecimento do Governo de São Paulo), devido ao trabalho realizado pelo PENSA visando à revitalização do agronegócio do leite de São Paulo. Segundo a CODEAGRO, o trabalho foi muito importante para a cadeia do leite brasileiro, “pois aborda questões que transcendem as fronteiras de São Paulo”. Além disso, a CODEAGRO acredita que o projeto será importante para o crescimento sustentado de toda a cadeia do leite nacional e possibilitará o Brasil chegar à posição de grande exportador de leite e lácteos. Carta enviada em 09 de abril de 2007.

Artigo mais consultado – www.scielo.br. O artigo publicado pelo PENSA, “Citricultura Brasileira: efeitos econômicos e financeiros, 1996-2000”, teve 3171 consultas até o 10/08/06, ficando em 1° lugar no site. Publicado em 16 de agosto de 2006.

Visita do Ministro da Agricultura da Holanda à FEA-RP/USP – À convite do Prof. Marcos Fava Neves, da FEA-RP e PENSA, o ministro da Agricultura holandês, Cees Verman, visitou a FEA-RP no dia 09 de junho de 2006 para ministrar uma palestra sobre os agronegócios. Durante o evento, ele discursou sobre a importância da vertente energética do agronegócio, o potencial brasileiro de ser o grande fornecedor mundial de energia renovável, a necessidade de uma maior preocupação e cuidado com o meio ambiente (sustentabilidade), e a difícil tarefa de diminuição dos subsídios agrícolas na Europa. O ministro encerrou apresentando a discussão que existe entre os EUA e União Européia para quem dará o primeiro passo para baixar os subsídios.

Criação do “Ribeirão Preto, Capital Brasileira do Agronegócio” – coordenação do Projeto que originou o nome “Capital Brasileira do Agronegócio” para a cidade de Ribeirão Preto, durante a gestão do Sr. Antonio Palocci Filho na Prefeitura Municipal. Diversos portais nas entradas da cidade estampam este nome. O projeto tem apoio da Prefeitura e da ABAG-RP. 2002

 

ABAG (Associação Brasileira de Agribusiness) – o presidente da ABAG, conselheiro do PENSA, membro do “board” do IAMA (International Food and Agribusiness Management Association) e presidente da Agroceres, Dr. Ney Bittencourt de Araújo, faz uma carta de recomendação destacando o potencial do pesquisador, 2002.

V-2.2. Tributes Received by Management Activities, by Classes and Orientation

Prof Dr. Marcos Fava Neves, obteve excelente avaliação por seu seminário “Desafíos en las Cadenas Agroalimentarias”, apresentado na FAUBA, em Buenos Aires. As categorias avaliadas e respectivas pontuações foram: conhecimento sobre o tema, 9,9; habilidade de exposição, 9,9; importaria do tema 9,9; utilidade da biografia 9,7.

Professor homenageado pelo Professor Dr. Dave Downey, Emeritus da Purdue University, Indiana, USA pelo  período sabático de 2017

“Thanks so very much for your effort in creating additional value for our participants. You have exceeded any expectations I might have imagined….but your reputation with our faculty….and myself,  of you leads me to never be surprised with your creativity and contributions!  I am so glad you have been able to be with us”

Professor homenageado pelos alunos do curso de especialização em Proteção de Cultivos – Approach R&D 2015/16 Approach R&D 2015/16 (4a edição) do Instituto Phytus e Syngenta Proteção de Cultivos

 18º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – Professor Dr. Marcos Fava Neves teve dois orientados que foram contemplados com Menção Honrosa, a graduanda em Administração Beatriz Beltreschi da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEA-RP/USP e o graduando em Agronomia Rafael Bordonai Kalaki da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Simpósio realizado de 16 a 19 de Novembro de 2010 nos campi de São Paulo – Butantã (Humanas e Humanidades e Exatas e Engenharias), Ribeirão Preto (Biológicas e Saúde) e Piracicaba (Agropecuárias).

Professor Homenageado como Patrono pela III turma de MBA Agronegócio da FUNDACE em 2009 – Homenagem da III turma do MBA Agronegócio promovido pela FUNDACE – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – em reconhecimento e gratidão pelo Prof. Neves ter dividido com eles o seu conhecimento com dedicação e entusiasmo. Certificado enviado em 9 de Maio de 2009.

 

Avaliação por disciplina de Pós-Graduação na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo)”. O Prof. Neves obteve uma média de 9,34 na avaliação de docentes feita pelos alunos da disciplina EAD-5907 Marketing Empresarial, ministrada pelo Prof. Neves em conjunto com o Prof. Lino Nogueira no primeiro trimestre de 2008. De acordo com os alunos: “O Prof. Neves é um gênio, seu poder de conhecimento é impressionante”, “o Prof. tem conhecimento, simpatia e simplicidade, e não é um ególatra.”

Homenagem recebida pela palestra proferida no Seminário “Brasil. Alimento e Energia para o Mundo”. O Prof. Neves recebeu homenagem pela palestra “Como combater a inflação de alimentos no Mundo”, proferida no dia 30 de maio de 2008, em evento do Sindicato Rural e Associação Rural de Ribeirão Preto. O Presidente do Sindicato, Sr. Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza, afirmou: “Foi com grande satisfação que contamos com sua honrosa presença e brilhante participação no Seminário. (…). A repercussão do evento foi excelente, especialmente junto à classe que representamos. Sua palestra foi elucidativa e até mesmo didática, sobre pontos pouco divulgados do agronegócio e da produção de bioenergia brasileira”. Carta enviada em 09 de junho de 2008.

A TESE DE DOUTORADO MAIS VISITADA DA USP. No ranking das 10 teses de doutorado mais visitadas e copiadas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, a tese de doutorado do Prof. Neves intitulada “Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos” foi considerada a Nº 1 mais visitada, com 40.390 visitas até o dia 06 de novembro de 2008.

SEGUNDO DOCUMENTO MAIS “DOWNLOADED”. No ranking dos 10 documentos mais “downloaded” da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, a tese de doutorado do Prof. Neves intitulada “Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos” foi considerada o segundo documento mais “downloaded”, com 23.919 downloads até o dia 06 de novembro de 2008.

CURSO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DA FZEA/USP. O Prof. Neves recebeu carta de agradecimento pela participação no projeto que aprovou o curso de Engenharia de Biossistemas para a Faculdade Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA/USP. Pirassununga, 15 de abril de 2008.

REVISOR DO “JOURNAL OF BUSINESS & INDUSTRIAL MARKETING”. O Editor do Journal of Business & Industrial Marketing enviou carta ao Prof. Neves agradecendo a contribuição pelo seu trabalho de revisor do jornal. “I would like to express my sincere appreciation to you for having served as a reviewer for the Journal of Business & Industrial Marketing. I believe your contribution has been significant and lenghthy. Thank you for having maintained the integrity and quality of our publication.” Wesley J. Johnston. Atlanta, 09 de abril de 2008.

HARVARD BUSINESS SCHOOL/EUA: A Diretora do Programa de Agribusiness de Harvard Business School, Mary L. Shelman, enviou uma carta para o Prof. Neves em Junho de 2007, parabenizando-o pelas suas atividades de pesquisa e extensão: “In the coming years I expect that Dr. Fava Neves’s contribution will grow due to the incresed number of opportunities for joint projects and research between U.S.- universities and Brazilian universities, particularly in the area of renewable fuels and ethanol.”

Homenagem recebida pela “Comune di Parma”, da cidade de Parma, Itália, por ter aceitado a integração à Academic Advisory Board do Parma Knowledge Network. Segundo o Diretor, Dr. Pietro Gandolfi, o apoio do prof. Neves é fundamental para o sucesso do projeto. Os trabalhos exercidos pela Comune di Parma são: Assessoria à política cultural e aos jovens, inovação tecnológica urbana, turismo, marketing territorial, relacionamento com a comunidade. Carta recebida em 28 de fevereiro de 2007.

Homenagem recebida pela palestra proferida no Global Networing Symposium on BioEnergy. O Prof. Neves obteve pontuação média de 3,78 de um total de 4 pontos possíveis, dados aos palestrantes, conforme avaliação dos participantes do Simpósio realizado pelo “The Innovators”, nos dias 9 e 10 de novembro de 2006. Segundo carta enviada pelo presidente da instituição, Dennis McKnight, “(…) you [Prof. Neves] were the highest rated presenter at the two-day symposium, which was no small feat, given the high caliber of presenters who participated in the symposium.” ; no dia 16 de novembro de 2006.

CNPq: No segundo semestre de 2005, o prof. Neves foi agraciado com a Bolsa Produtividade em Pesquisa, do CNPq, nível 1D, sendo o único professor da FEA-RP a ter esse tipo de bolsa. A bolsa tem validade de 2006 a 2009. Aceite: 06 de fevereiro de 2006.

Professor Melhor Avaliado no Curso de Graduação em Administração da FEARP/USP no 2º Semestre de 2005 – Das 32 disciplinas avaliadas pelos alunos, oferecidas pelo Departamento de Administração no segundo semestre de 2005, a disciplina Tópicos de Marketing, oferecida pelo candidato, ficou em primeiro lugar na avaliação, com a média 4,86 (0 a 5). A outra disciplina oferecida pelo docente, Gerencia de Promoção e Vendas, ficou com a média 4,71 ocupando o terceiro lugar (ver anexo). Carta enviada em 27 de janeiro de 2006.

Palestrante Homenageado na Ontário Processing Vegetable Industry Conference, Canadá – O Prof. Marcos Fava Neves foi elogiado pelo comitê organizador do congresso pela sua palestra dinâmica e informativa, o que contribuirá para que os parceiros do associação possam agir cooperativamente com vistas ao crescimento e estabilidade da indústria processadora de vegetais no Canadá, no ano de 2006.

XII Prêmio Brasil de Economia, Conselho Federal de Economia (Cofecon) – A monografia da aluna Cíntia Retz Lucci, intitulado “Custos de Transação no Porto de Santos: Aplicação da Nova Economia Institucional no Ambiente Portuário”, orientado pelo Prof. Dr. Alcindo Gonçalves da UNISANTOS, foi contemplado com o 1º. Lugar no XII Prêmio Brasil de Economia, concedido pelo Conselho Federal de Economia, no ano de 2006. Essa aluna fez uma aplicação do método desenvolvido pelo pesquisador Marcos Fava Neves na sua Tese de Doutorado.

Professor Homenageado 2005 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da turma XVIII do Curso de Especialização em Marketing. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes (mais de 20) do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 08 de novembro de 2005 em São Paulo-SP.

Professor Melhor Avaliado na Turma 2004/2005 do Curso de Pós-Graduação Latu sensu em Agronegócios (MBA em Agronegócios) do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da Esalq/USP – 11ª Semana do Curso de Especialização MBA em Agronegócios – Esalq/ Banco do Brasil.

Professor Patrono do MBA de Marketing da FUNDACE em 2004 – O professor foi eleito Patrono da 7ª turma do Curso de Pós-graduação latu sensu em Marketing da FUNDACE, 2004.

 

Professor Melhor Avaliado no Curso de Graduação em Administração da FEARP/USP no 2º Semestre de 2004 – Ministrou a disciplina “Gerência e Promoção de Vendas” que teve a melhor avaliação entre as 35 disciplinas oferecidas pelo Departamento de Administração no segundo semestre de 2004.

Professor Melhor Avaliado do XV Curso Pensa: “Coordenação e Estratégia nos Agronegócios 2004” – Professor melhor avaliado pelos alunos do XV Curso PENSA de Agronegócios, realizado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial/Fundação Instituto de Administração – PENSA/FIA/FEA/USP, no período de 02 de abril de 2004 a 05 de junho de 2004. O professor obteve a nota 4,0 como média dentre os parâmetros de 1 a 4, com a aula “Estratégias de Marketing e Alimentos” ministradas nos dias 04 e 05 de junho de 2004. O corpo docente foi composto por 13 professores, sob coordenação dos professores Décio Zylbersztajn e Samuel Giordano.

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2004 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da turma XV do Curso de Especialização em Marketing. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes (mais de 20) do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 29 de abril de 2004 em São Paulo-SP.

 

Professor Patrono do MBA de Marketing da FUNDACE em 2003 – O professor foi patrono da IV Turma do Curso de MBA de Marketing da FUNDACE. 2003.

 

Professor Melhor Avaliado do Curso PENSA – Basf de Agronegócios em 2003 – Professor melhor avaliado pelos alunos do Curso PENSA-Basf de Agronegócios, realizado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial/Fundação Instituto de Administração – PENSA/FIA/FEA/USP, no período de 01 de setembro a 03 de dezembro de 2003. O professor obteve a nota 3,5 como média dentre os parâmetros de 1 a 4, com a aula “Gestão de Clientes” ministradas nos dias 02 e 03 de setembro de 2003. O corpo docente foi composto por 06 professores, sob coordenação dos professores Décio Zylbersztajn e Samuel Giordano.

 

Palestra proferida – o Dr. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) agradece a palestra ministrada pelo professor no curso de Cooperativismo da UNESP, Jaboticabal. Ele ressalta os bons resultados do curso e da contribuição. Realizada em 2003.

 

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2003 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da turma IX do Curso de Especialização em Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 13 de novembro de 2003 em São Paulo-SP.

 

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2003 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da VI turma do Curso de Especialização em Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 21 de Março de 2003 em São Paulo-SP.

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2003 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da  VII turma do Curso de Especialização em Marketing. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 29 de maio de 2003 em São Paulo-SP.

 

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2003 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da XIII turma do Curso de Especialização em Marketing. Obteve a melhor avaliação entre todos os docentes do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 08 de maio de 2003 em São Paulo-SP.

 

Professor Homenageado do MBA da FIA em 2002 – Homenagem da Coordenação do Programa de Educação Continuada para Executivos – MBA – Fundação Instituto de Administração, de apoio à FEA/USP, em reconhecimento à excelência didática alcançada com base nas avaliações efetuadas pelos alunos da III turma do Curso de Especialização em Marketing de Serviços. O professor teve a melhor avaliação entre todos os docentes do programa. A homenagem aconteceu na solenidade de formatura dos alunos desse programa, realizada no dia 04 de abril de 2002 em São Paulo-SP.

 

Prêmio Fundace-FEARP/USP de Orientação de Monografia 2002 – 3° lugar do aluno Eduardo de Oliveira Brondi pela orientação do trabalho de conclusão de curso, intitulado “Plano de Marketing para uma Empresa Produtora de Plástico Biodegradável”. Ribeirão Preto, 17 de janeiro de 2003.

 

Professor Paraninfo do MBA da FUNDACE em 2002 – O Professor foi escolhido como Paraninfo da 1ª Turma do Curso de MBA em Gestão de Negócios. Homenagem da 1ª Turma Renato de Rezende Barbosa, do Curso de MBA em Gestão de Negócios – Com casos e aplicações nos Mercados Agroalimentares, Agribusiness – do Grupo Nova América em parceria com a FUNDACE (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia) em Assis, SP, novembro de 2002.

 

Professor Homenageado do MBA de Marketing da FUNDACE em 2002 – Homenagem da Turma 2 do Curso de Especialização em Marketing da FUNDACE (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), Fundação de apoio à FEA/USP – Ribeirão Preto. 1º semestre de 2002.

 

Professor Melhor Avaliado do XIII Curso Pensa em 2002 – Professor melhor avaliado pelos alunos do XIII Curso PENSA: “Gestão dos Agronegócios”, realizado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial/Fundação Instituto de Administração – PENSA/FIA/FEA/USP, no período de 05 de abril a 8 de junho de 2002. (São Paulo, 06 de dezembro de 2002).

 

Carta de Reconhecimento pelo Desempenho no biênio 2001 – 2002 na Coordenação e Chefia do Departamento de Administração da FEA-RP/USP – Recebida do Prof. Dr. Eduardo Vasconcellos, Chefe do Departamento de Administração, São Paulo, 29 de julho de 2002, pela colaboração e desempenho durante o período em que esteve na Coordenação e na Chefia do Departamento de Administração da FEA, Campus de Ribeirão Preto, durante os anos de 2001 e 2002. O destaque neste período foi à iniciativa para a criação da Pós-Graduação em Ribeirão Preto via abertura de vagas em São Paulo e a implementação do estágio social.

 

Professor Homenageado em 2002 pela VII Turma de Graduandos em Administração da FEA-RP/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Prêmio recebido em 25 de janeiro de 2002 durante a solenidade de formatura.

Paraninfo da VI Turma de Graduandos em Administração da FEA-RP/USP em 2002 – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Prêmio recebido em 25 de janeiro de 2002, durante a solenidade de formatura.

Programa Prêmio para Publicações em Revistas Acadêmicas em 2001 – Programa Prêmio para Publicações em Revistas Acadêmicas, versão 2001 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi o professor com o maior número de artigos premiados da FEARP no ano de 2001, considerando-se todos os seus três departamentos. Ribeirão Preto, 09 de Abril de 2002.

 

Prêmio Fundace – FEARP/USP de Orientação de Monografia 2001 – 2° lugar do aluno Luciano Thomé e Castro pela orientação do trabalho de conclusão de curso, intitulado “Sugar Policies and Marketing Channels”. Ribeirão Preto, 25 de janeiro de 2002.

Professor Homenageado pela V Turma de Graduandos em Administração da FEA-RP/USP em 2001 – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Prêmio recebido em 25 de janeiro de 2001, durante a solenidade de formatura.

Prêmio de Maior Pontuação entre os Docentes do Departamento de Administração da FEA em 2000 – Recebida do Prof. Dr. Eduardo Vasconcellos, Chefe do Departamento de Administração, São Paulo, em 12 de Abril de 2002 atestando que o Professor obteve no ano de 2000, a maior pontuação entre todos os docentes do Departamento de Administração da FEA São Paulo e Ribeirão Preto (100 docentes), segundo o Sistema de Pontuação de Docentes do Departamento, que considera o desempenho em todas as atividades acadêmicas.

Programa Prêmio para Publicações em Revistas Acadêmicas em 2000 – Programa Prêmio para Publicações em Revistas Acadêmicas, versão 2000 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Recebeu prêmio pela publicação dos seguintes artigos: “Canais de Distribuição de Suco de Laranja: Características, Ameaças e Oportunidades” na Revista Laranja, vol. 21, número 1, 2000;  “Food Consumer: Some Insights” na Revista Fruit Proceessing, vol.10, número 12, e “Revolution in Food Products Distribution” na Revista Fruit Processing vol.10, número 5, 2000.

 

Prêmio Sylvio Moreira em 1996 – melhor artigo técnico sobre citricultura publicado em 1996, juntamente com Evaristo Marzabal Neves, pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pelo artigo “Suco Concentrado de Laranja: Uma Commodity Sui Generis”, dia 16/06/97, em Cordeirópolis, S.P.